flip
Edições anteriores
Em breve programação completa.
13h Construindo política pública de incentivo à leitura no Brasil
Renato Lessa
José Castilho Marques Neto
Bernadete Passos

mediação Volnei Cunha Canônica

Como construir políticas públicas para a área da leitura em um país tão amplo? Quais os desafios e os avanços? O que se desenha de cenário futuro?

Entrada franca


Casa da cultura

Apoio

C&A

Realização

Casa Azul

Em breve programação completa.
16h A vida dos outros e a do autor
Ruy Castro

mediação Paulo Werneck

Escritor, jornalista e biógrafo consagrado, Ruy Castro conversa com o público sobre seu novo livro e a experiência de escrever a respeito das próprias experiências. Em Morrer de prazer, ele reúne os textos mais pessoais e lembra da juventude, do Rio nos anos 60, das batalhas contra o câncer, o alcoolismo, fazendo uma exortação à vida.


Casa da cultura

Apoio

FOZ

Em breve programação completa.
18h Movimento por um Brasil Literário
Ninfa Parreiras
Ricardo Azevedo
Ricardo Ramos Filho
Flávia Tebaldi
Volnei Canônica

O que é a leitura literária e que diferença faz na nossa vida? O que a leitura trouxe para cada um? Como a leitura está atrelada à nossa profissão? Como colaborar para o MBL a partir da nossa prática leitora e profissional? Que conversa a leitura e a escrita estabelecem na nossa vida? Cada um dos cinco profissionais vai falar da sua experiência como leitor, autor, professor, educador, profissional que lida com a literatura e a leitura. E também como alguém que tem contribuído e defendido o direito de ler. Ao defender o direito de ler, já estamos num movimento de levar adiante a leitura e propiciar outros movimentos nos lugares onde trabalhamos, por onde passamos...

Entrada franca


Casa da cultura

Apoio

Movimento por Um Brasil Literário

Realização

Casa Azul

Em breve programação completa.
20h A família Mann, Paraty e o Brasil
Paulo Soethe
Sibele Paulino

mediação Johannes Kretschmer

Os autores do recém-lançado Terra mátria. A família de Thomas Mann e o Brasil (Civilização Brasileira) conversam com a tradutora do livro, publicado originalmente na Alemanha. A obra, que Paulo e Frido (neto de Thomas Mann) escreveram em coautoria com Karl-Josef Kuschel, investiga a relação de uma das mais ilustres linhagens literárias do século XX com o Brasil, partindo da mãe do autor, a brasileira Julia da Silva Bruhns, nascida em Paraty.


Casa da Cultura

Apoio

Record

Em breve programação completa.
21h30 Noites de cinema
Filme - Vidas Secas

Baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos, Vidas secas foi o único filme brasileiro a ser indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca.

Entrada franca


Tenda do telão

Apoio

Lei de Incentivo à CulturaItaú Cultural

Em breve programação completa.
21h30 Narrar a rua
Marcus Vinicius Faustini
Pablo Capilé
Fabiano Calixto
Juan Arias

mediação Cristiane Costa

Os recentes protestos foram assistidos e analisados em tempo real por milhares de pessoas, via blogs e sites, redes sociais, jornais e redes de televisão. Quem define aquilo que vemos dos protestos, interpreta suas demandas, conta uma história que dê sentido a eles? Do ativismo à grande imprensa, quatro intelectuais que acompanharam de perto os protestos discutem diferentes estratégias para narrar a rua.

Tenda dos autores

English

  Realização
  Associação Casa Azul