flip
Edições anteriores
14h30 Mesa-redonda: preço fixo do livro Jean-Guy Boin, Luís Antonio Torelli, Marcos da Veiga Pereira e Richard Charkin
mediação: Maurício Meireles

Em vigor em mais de quinze países, legislações sobre o preço fixo do livro existem desde 1888. Qual seria o melhor modelo para o Brasil? Em busca da resposta, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros vem promovendo debates com o objetivo de compartilhar experiências e conhecer os mecanismos que levaram ao sucesso ou ao fracasso da adoção do preço fixo em outros países. Dessa forma, o SNEL pretende contribuir para que o setor editorial nacional vença o desafio de voltar a crescer.

local do evento: casa da cultura


apoio

SNEL O Globo
16h Poesia em movimento: Cleonice Berardinelli Especialista em Camões e Fernando Pessoa, dona Cleonice é a maior lusitanista brasileira. Acompanhada por Adriana Calcanhotto, faz uma memorável apresentação em homenagem ao poeta Mário de Sá-Carneiro. O filme tem como pano de fundo o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, onde elas recitam e musicam os poemas de um dos maiores expoentes do modernismo português, cujas angústias e inquietações o levaram a suicidar-se aos 25 anos, deixando um brilhante legado de poemas metafísicos. Direção de Tiago Arakilian, 75 min.

local do evento: casa da cultura


apoio

Philos TV
17h30 Noites de cinema - A paixão de JL Em janeiro de 1990, o artista plástico José Leonilson começou a gravar um diário em fitas cassete. Ele imaginava, desde o princípio, deixar um registro público de suas memórias do cotidiano, em sintonia com seu trabalho na pintura. O que ele não imaginou foi a transformação desse cotidiano depois que descobriu ser portador do HIV. Direção de Carlos Nader, 82 min.

local do evento: casa da cultura


realização

Itaú Cultural Ministério da Cultura
20h30 Palco Giratório - Criaturas de papel Grupo Bricoleiros

Papéis brancos ganham formas geométricas e são transmutados em figuras cênicas que, meticulosamente animadas, ganham vida. Encontros e partidas formam a teia principal do espetáculo. Seus ganhos e perdas parecem nos comunicar que a vida é feita de construções e desconstruções de realidades e momentos. Duração de 60 min.

local do evento: casa da cultura


parceria

SESC
21h Poesia à capela Elisa Lucinda e Lemn Sissay

Um encontro entre as poesias do Brasil e da Inglaterra com dois vibrantes e versáteis artistas. Lemn Sissay, autor de uma série de livros, discos, peças teatrais e intervenções poéticas em espaço público, é um dos mais reconhecidos artistas do spoken word no Reino Unido. A poeta, jornalista, cantora e atriz Elisa Lucinda é conhecida por seus treze livros publicados e atuações marcantes nos palcos e nas telas de cinema e TV. Juntos, farão de um sarau intimista uma memorável noite de poesia em Paraty.

local do evento: capelinha


apoio

British Council

English

  Realização
  Associação Casa Azul