flip
Edições anteriores
10h Mesa 11 Liberdade liberdade

Charles Ferguson
Glenn Greenwald

mediação
Lúcia Guimarães

Duas faces do combate ao poder imperialista no século 21. As denúncias divulgadas pelo advogado e jornalista Glenn Greenwald expuseram o desmesurado poder dos serviços de espionagem dos EUA, que agem contra seus próprios cidadãos e contra países aliados. As relações espúrias entre autoridades financeiras, mercado e universidades, denunciadas pelo documentarista Charles Ferguson, vencedor do Oscar, mostraram o conluio entre interesses privados e instituições públicas por trás da crise financeira iniciada em 2008.

Tenda dos Autores
12h Mesa 12 Memórias do cárcere: 50 anos do golpe

Bernardo Kucinski
Marcelo Rubens Paiva
Persio Arida

mediação
Lilia M. Schwarcz

O golpe de 1964 foi o início de uma ditadura militar que fez da tortura e do “desaparecimento” de pessoas uma verdadeira política de Estado. Três personagens dessa história, Bernardo Kucinski,Persio Arida e Marcelo Rubens Paiva, expurgam, pela expressão literária, os terríveis dias vividos nos porões da ditadura militar.

Tenda dos autores

Apoio

Revista Piauí
15h Mesa 13 A verdadeira história do Paraíso

Etgar Keret
Juan Villoro

mediação
Ángel Gurría-Quintana

Das utopias de antigas civilizações à barbárie da modernidade, dois grandes ficcionistas fazem de suas obras espelhos da exuberância e das mazelas de seus países, Israel e México, oscilando entre a visão do paraíso e o terror diante da terra arrasada.

Tenda dos Autores

Apoio

Conaculta

FCE
17h15 Mesa 14 Tristes trópicos

Beto Ricardo
Eduardo Viveiros de Castro

mediação
Eliane Brum

No segundo encontro dedicado aos índios e à Amazônia, o antropólogo Beto Ricardo, do Instituto Socioambiental, e o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro conversam sobre o pensamento ameríndio e a presença indígena no Brasil de 2014.

Tenda dos Autores

Apoio

CPFL Energia
19h30 Mesa 15 Encontro com
Jhumpa Lahiri

mediação
Ángel Gurría-Quintana

Uma das grandes narradoras de nosso tempo, a britânica de origem indiana Jhumpa Lahiri fala sobre seu romance Aguapés e sobre a literatura como mediação entre culturas.

Tenda dos Autores
21h30 Mesa 16 Narradores do poder

David Carr
Graciela Mochkofsky

mediação
João Gabriel de Lima

O jornalismo é uma pedra no sapato do poder, mas, ao mesmo tempo,os meios de comunicação constituem uma engrenagem central do poder. Dois repórteres tarimbados, a argentina Graciela Mochkofsky e o americano David Carr, trilharam suas biografias investigando as relações entre a imprensa e interesses privados.

Tenda dos Autores

Apoio

Revista Piauí
English

  Realização
  Associação Casa Azul