flip
Edições anteriores
10h Mesa 5 Graciliano Ramos: ficha política
Randal Johnson
Sergio Miceli
Dênis de Moraes

Mediação José Luiz Passos

Em meio aos conflitos políticos que definiram sua época, Graciliano Ramos tomou posição de maneira clara, mas não ortodoxa. A discussão sobre as relações entre as posições de Graciliano e sua produção literária reúne nesta mesa o biógrafo do escritor, Dênis de Moraes; o sociólogo Sergio Miceli, autor de estudos sobre o campo cultural e o poder em nosso país, como Intelectuais à brasileira; e o brasilianista Randal Johnson, que prepara um livro sobre o lugar de Graciliano na sociedade brasileira da primeira metade do século XX.
Tenda dos Autores

Apoio

SESC

12h Mesa 6 O prazer do texto
Lila Azam Zanganeh
Francisco Bosco

Mediação Cassiano Elek Machado

Se o valor da literatura é com frequência associado a uma dimensão moral ou pedagógica, ao aprimoramento ou ilustração do leitor, dois dos principais autores do século XX tentaram valorizá-la em função de sua potência erótica. Para o russo Vladimir Nabokov, a força da criação literária estava no que ele chamou de encantamento. Já o crítico francês Roland Barthes explorou, num de seus livros mais discutidos, uma célebre distinção entre textos de prazer e textos de gozo. A francesa Lila Azam Zanganeh e o brasileiro Francisco Bosco conversam sobre essas diferentes formas de fruição da leitura e da escrita literária.
Tenda dos Autores

15h Mesa 7 A vida moderna em Kafka e Baudelaire
Roberto Calasso
Jeanne-Marie Gagnebin

Mediação Manuel da Costa Pinto

O italiano Roberto Calasso e a suíça radicada no Brasil Jeanne-Marie Gagnebin conversam nesta mesa sobre dois grandes escritores e pensadores da era moderna que influenciaram o modo como ainda hoje nos referimos ao nosso tempo: o tcheco Franz Kafka e o francês Charles Baudelaire. Entre a crítica literária, a história e a filosofia, Calasso e Jeanne-Marie exploram os pontos de aproximação e contraste entre as parábolas e o gosto pelo absurdo kafkianos e as reflexões de Baudelaire sobre o belo, o cômico e o grotesco na era moderna.
Tenda dos Autores

17h15 Mesa 8 Ficção e confissão
Tobias Wolff
Juan Pablo Vilallobos

Mediação Ángel Gurría-Quintana

Um tema recorrente do autor homenageado este ano pela Flip, Graciliano Ramos, a relação entre experiência pessoal e criação literária dá o mote desse encontro entre dois grandes escritores contemporâneos: o americano Tobias Wolff, autor de premiados livros de contos, romances e memórias, e o mexicano Juan Pablo Villalobos cujo livro Festa no covil (2010) se vale da perspectiva infantil para observar de um ângulo inusitado o mundo do narcotráfico e a violência da vida mexicana.
Tenda dos Autores

Apoio

Revista Piauí

19h30 Mesa 9 Lendo Pessoa à beira-mar
Maria Bethânia
Cleonice Berardinelli

mediação Júlio Diniz

Cleonice Berardinelli é a mais importante estudiosa de Fernando Pessoa no Brasil e autora da segunda tese feita no mundo sobre o poeta português. Maria Bethânia tem integrado versos de Pessoa em seus espetáculos e discos há mais de quatro décadas, realizando leituras antológicas dos poemas do autor. As duas amigas, ambas condecoradas pelo governo português com a Ordem do Desassossego, se encontram para uma sessão de leitura, conversa e celebração em torno de um dos maiores escritores modernos.
Tenda dos Autores

21h30 Mesa 10 Uma vida no cinema
Nelson Pereira dos Santos
Miúcha

Mediação Claudiney Ferreira

Um dos maiores cineastas brasileiros, Nelson Pereira dos Santos, conversa sobre sua obra com sua amiga e colaboradora Miúcha, com destaque para suas antológicas adaptações para o cinema de livros de Graciliano Ramos, os filmes Vidas secas e Memórias do cárcere.
Tenda dos Autores

Apoio

Lei de Incentivo à Cultura Itaú Cultural

English

  Realização
  Associação Casa Azul