flip
Edições anteriores
Encontro anual voltado à formação, a Oficina Literária promovida pela 11ª Flip teve como tema o ensaio, gênero fronteiriço entre o jornalismo e a literatura. O curso aconteceu entre os dias 4 e 6 de julho, realizado em parceria com a revista serrote, do Instituto Moreira Salles e coordenado por Paulo Roberto Pires, editor da publicação. As aulas tiveram a participação do jornalista e escritor brasileiro Francisco Bosco e do ensaísta e escritor britânico Geoff Dyer.

Uma vez realizada a oficina, os 15 alunos participantes (selecionados entre os mais de 50 inscritos) tiveram um mês para enviar seus ensaios concluídos para o professor, que os devolveu comentados. Os três melhores ensaios serão publicados em forma de e-book e disponibilizados gratuitamente para download no site da revista serrote.

A oficina foi inteiramente registrada e transmitida pela Rádio Batuta e é possível escutá-la aqui

Sobre o professor e os palestrantes convidados:

Paulo Roberto Pires - Nascido no Rio de Janeiro em 1967, é professor da Escola de Comunicação da UFRJ, jornalista, escritor e editor da revista serrote. É autor do perfil biográfico Helio Pellegrino, a paixão indignada (Relume-Dumará) e do romance Se um de nós dois morrer (Alfaguara), que se passa na Flip, entre outros.

Geoff Dyer - Nascido em 1958, o jornalista e escritor britânico é autor de premiados livros de não-ficção. No Brasil, estão publicados, entre outros, O Instante Contínuo: Uma História Particular da Fotografia, Ioga para quem não está nem aí (Companhia das Letras) e Jeff em Veneza, Morte em Varanasi (Intrínseca).

Francisco Bosco - Poeta, letrista, filósofo e escritor, é doutor em Teoria Literária pela UFRJ, colunista do jornal O Globo e autor de inúmeros livros. Lançou recentemente a coletânea de ensaios Alta Ajuda (Foz Editora), com textos publicados em O Globo e em revistas como Cult e Trip.

Apoio:

English

  Realização
  Associação Casa Azul